Página inicial‎ > ‎

Histórico

A ideia de organizar um evento que congregasse teóricos e espectroscopistas experimentais dos grupos de pesquisa em Física Atômica e Molecular e Química Quântica surgiu quando alguns grupos nacionais de pesquisa que atuam na área observaram a necessidade de criar um ambiente profícuo para a discussão e difusão dos tópicos de pesquisa atualmente em andamento no País, e para fomentar a interação entre esses grupos por meio da elaboração de projetos unificados de pesquisa.

As dificuldades observadas em se agrupar especialistas teóricos e experimentais em Física Atômica e Molecular e Química Quântica que atuam em Espectroscopia Molecular vêm do fato de que este é um domínio limítrofe entre a Química e a Física, o que torna difícil a interação entre os pesquisadores e estudantes destas áreas nos congressos e conferências que são realizadas no País.

Por exemplo, ocorriam com regularidade os seguintes eventos: o Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, realizado anualmente, onde participam principalmente Físicos; a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, realizada anualmente, onde participam principalmente Químicos; e o Simpósio Brasileiro de Química Teórica, realizado bi-anualmente, onde participam principalmente os físicos e químicos teóricos; ou seja, não existia no país nenhum evento regular que pudesse congregar os especialistas que trabalham com Física Molecular e Espectroscopia.

Dentro dessa proposta é que o Workshop em Física Molecular e Espectroscopia (WFME) foi criado em 2003. A primeira edição ocorreu de 27 a 29 de novembro de 2003 na Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, sob a coordenação do Prof. Carlos Eduardo Fellows (UFF), e contou com cerca de 55 participantes, entre pesquisadores doutores e estudantes de pós-graduação e graduação.

Desde então, já foram realizadas deis edições, sempre com um número crescente de inscritos e trabalhos apresentados, a saber:

II Workshop em Física Molecular e Espectroscopia (II WFME)
Coordenação: Prof. Carlos Eduardo Fellows (UFF)
Data: 01 a 03 de dezembro de 2004
Cidade: Niterói, RJ

III WFME Coordenação: Prof. José Rachid Mohallem (UFMG) 
Data: 17 a 19 de novembro de 2005
Cidade: Belo Horizonte, MG

IV WFME
Coordenação: Prof. Frederico Vasconcellos Prudente (UFBA)
Data: 21 a 23 de novembro de 2006
Cidade: Salvador, BA

V WFME
Coordenação: Profa. Maria Cristina Andreolli Lopes (UFJF)
Data: 22 a 24 de novembro de 2007
Cidade: Juiz de Fora, MG

VI WFME
Coordenação: Prof. Jayr de Amorim Filho (ITA)
Data: 05 a 07 de novembro de 2008
Cidade: São José dos Campos, SP

VII WFME
Coordenação: Prof. Ricardo Antonio de Simone Zanon (UDESC)
Data: 10 a 13 de novembro de 2009
Cidade: Joinville, SC

VIII WFME
Coordenação: Prof. Dr. Márcio Henrique Franco Bettega (UFPR)
Data: 23 a 26 de novembro de 2010
Cidade: Curitiba, PR

IX WFME
Coordenação: Prof. Dr. Francisco Elias Jorge (UFES)
Data: 8 a 11 de novembro de 2011
Cidade: Vitória, ES

X WFME
Coordenação: Prof. Dr. Ricardo Luiz Longo (UFPE)
Data: 11 a 14 de novembro de 2012
Cidade: Recife, PE


O sucesso verificado nesses encontros anteriores avaliza o fato de que esse evento vem se tornando progressivamente uma referência nacional da comunidade de Física Atômica e Molecular, Espectroscopia e Química Teórica/Computacional, ocupando essa lacuna no calendário de eventos científicos nacionais. Este sucesso alcançado pelo WFME reside no fato dele permitir a articulação dos grupos de pesquisa em Física Atômica e Molecular e Química Quântica, direcionando e otimizando os esforços para o desenvolvimento de métodos teóricos e computacionais de interesse comum e para a utilização e aprimoramento de técnicas experimentais existentes no país, na busca de um entendimento mais completo de problemas em Espectroscopia Molecular.

O Workshop em Física Molecular e Espectroscopia, agora em sua XI edição, que será realizado no período de 08 a 11 de dezembro de 2013 em Feira de Santana, BA, sob a coordenação da Profa. Dra. Ana Carla Bitencourt (UEFS), solidifica-se como um evento de abrangência nacional, tanto pela regularidade quanto pelo caráter geográfico (evento itinerante) de suas edições, procurando facilitar o intercâmbio entre os diversos grupos de pesquisa dentro do território nacional.