Página inicial‎ > ‎

Objetivos

O Workshop em Física Molecular e Espectroscopia (WFME) visa criar um ambiente profícuo para a discussão e difusão de projetos de pesquisa, suas metas e resultados, fomentando a interação entre grupos de pesquisa ligados a espectroscopia e áreas afins por meio da elaboração de projetos unificados de pesquisa. O presente workshop tem especial atenção no sentido de congregar pesquisadores dispersos em departamentos de química e física no País de modo a reunir teóricos e experimentais em Física Atômica e Molecular e Química Quântica.

Uma das maiores dificuldades que se verifica para agrupar estes especialistas que atuam em Espectroscopia Molecular vem do fato de que este é um domínio limítrofe entre a Química e a Física, o que torna difícil a interação entre os pesquisadores e estudantes destas áreas nos congressos e conferências que são realizadas no País. Por exemplo, atualmente diversos eventos ocorrem com regularidade na interface química/física, a saber: o Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, realizado anualmente, onde participam principalmente Físicos; a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, realizada anualmente, onde participam principalmente Químicos; e o Simpósio Brasileiro de Química Teórica, realizado bianualmente, onde participam principalmente os Físicos e Químicos teóricos.

Porém não existia no País um evento regular que congregasse teóricos e espectroscopistas experimentais até a criação do Workshop em Física Molecular e Espectroscopia em 2003, que visou eliminar essa lacuna no calendário de eventos científicos nacionais. Além disso, o WFME permite a articulação dos grupos de pesquisa em Física Atômica e Molecular e Química Quântica, direcionando e otimizando os esforços para o desenvolvimento de métodos teóricos e computacionais de interesse comum e para a utilização e o aprimoramento de técnicas experimentais existentes no País, na busca de um entendimento mais completo de problemas em Espectroscopia Molecular.

Para citar apenas um exemplo concreto do grande desenvolvimento desta área em anos recentes, com o surgimento de um equipamento de grande porte e multi-usuário como o Laboratório Nacional de Luz Sincrotron (LNLS) tem sido permitida a criação de novos grupos de pesquisa e o fortalecimento dos existentes. Hoje temos uma rede nacional de pesquisadores que aumentou fortemente a demanda por um fórum multidisciplinar que permita a interação de grupos teóricos nacionais, altamente qualificados, com esta nova realidade experimental no país.

A iniciativa de realizar o Workshop em Física Molecular e Espectroscopia objetiva criar uma maior interligação entre os pesquisadores e estudantes de pós-graduação brasileiros que trabalham em áreas teóricas e experimentais da Física Atômica e Molecular e da Química Quântica cujo interesse é a Espectroscopia Molecular. Desta forma, podem ser citados como objetivos específicos:

  • Abrir um canal para discussão entre pesquisadores e estudantes.
  • Divulgar as pesquisas na área realizadas no país.
  • Propiciar o intercâmbio entre pesquisadores teóricos e experimentais nacionais.
  • Estabelecer possíveis colaborações entre instituições nacionais.
  • Permitir o intercâmbio entre pesquisadores e estudantes do País com pesquisadores de outros países.
  • Apresentar "software" de apoio a elucidação e a atribuição espectroscópica.
  • Discutir novas técnicas espectroscópicas, especialmente aquelas ligadas a aplicações de luz síncroton.
  • Criar redes de trabalho teóricas e experimentais.
  • Discutir política associada a novas metas comunitárias.

A meta principal da presente iniciativa é poder impulsionar um encontro específico para os pesquisadores e estudantes destas áreas, visando a realização deste evento de forma periódica e com a participação constante de pesquisadores internacionais.